Resenha: O Perfume - A história de um assasino

Boa Noite meus amados!
Me perdoem por só postarem agora é que não esta em um dos meus melhores dias,tive várias crises de enxaqueca hoje. Há tenho uma novidade para vocês na minha faculdade vai ter um evento com mini cursos que durará 3 tias e vou ver se consigo uma câmera para tirar umas fotos para vocês. Mas,vamos voltar ao assunto que é o que interessa.
Este livro é simplesmente maravilhoso para quem gosta deste tipo,mais também além do livro tem o filme que assisti quando tinha 12 anos e eu assistir recentemente também. 


Título: O Perfume
Subtítulo: A História de Um Assassino
Autor: Patrick Süskind
Páginas: 218
Editora: Record
Ano: 1985
Edição (ano): 2008



Sinopse: O Perfume narra a vida de Jean-Baptiste Grenouille, um homem rejeitado pela natureza, que lhe nega o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos; pela mãe, que o abandona à própria sorte junto a restos de peixes; pelas amas-de-leite, em quem não desperta qualquer instinto maternal; e pelas instituições religiosas, que não aceitam a diferença.
 Sobrevivendo e enfrentando acidentes e doenças, Jean se torna adulto preso a um corpo cicatrizado. Quando descobre ser dotado de uma imensa sensibilidade olfativa, parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para atingir o que mais almeja: ser um homem completo e amado. E, para isso, seria preciso usurpar esta essência de vida dos corpos de suas vítimas.
 Nesta obra incrível, Süskind promove um malabarismo de palavras que inquieta o leitor e, ao usar uma linguagem densa e impetuosa, combina tons envolventes, construindo uma metáfora da morte que celebra a vida.
Agora vamos ao que é mais importante a resenha,estão anciosos? Espero que sim,então vamos lá...
É difícil explicar esse livro. Transmitir a sua verdadeira essência em uma resenha é definitivamente impossível! Abandonado pela mãe, que iria deixá-lo para morrer depois de nascido igualmente aos seus outros quatro filhos, Grenouille cresce em Paris completamente rejeitado e deslocado. Causara pavor à todas as pessoas relativamente sãs. Com um desinteresse à fala e à todo o tipo de coisa ele só tem um interesse no mundo: os cheiros. Seu nariz sem dúvidas poderia ser considerado o melhor que o mundo já viu ou cheirou,já que ele tinha o dom de cheirar absolutamente tudo. Tinha em sua memória um banco de dados com cada cheiro distinto que já chegou a sentir, apreciando toda e qualquer nova descoberta. Conhecia todo tipo de substância e até mesmo cada pessoa apenas pelo perfume ou odor que ela emitia, e nunca mais se esquecia. 
 E assim ele vivia, em seu mundo dos cheiros, indiferente à tudo e à todos mais, sem ligar para a dor, o amor ou sua aparência, mas ninguém ligava! Ele era quase que invisível. Ele próprio não emitia cheiro algum, o que vim  a ser algo que lhe perturbava de mais pelo fato dele conseguir sentir o cheiro de tudo e ele não possuir cheiro o deixava indignado,principalmente quando ele se tornou um adulto.
 Ainda adolescente e determinado em trabalhar com os perfumes, Grenouille conseguiu a oportunidade de ser  "assistente" de um dos  perfumista mais famoso se assim pode mostrar suas habilidades, podendo recrear os mais diversos perfumes e também fazer novos completamente estonteantes para os meros humanos de olfatos normais.
 Entretanto, um aroma único e especial surge. Leve, suave, fruto da perfeita combinação de vários outros. Uma belíssima jovem, ainda em fase de desenvolvimento, ruiva é a sua fonte. E ele deseja de todo o custa que seu nariz e  coração sentir aquele perfume,é algo que é mais forte que ele,que ele precisa fazer não importa como,mais ele necessita cheira o perfume daquela belíssima jovem ruiva,a qual o seu cheiro o encantou profundamente.
 Assim, aos 15 anos ele realiza seu primeiro assassinato, ele não se contenta apenas em guardar o cheiro em sua mente,necessita guardar em um frasco o transformando em um perfume,e a partir daí ele dar ao inicio a outros assassinatos para que possa fazer o seu tão sonhado perfume perfeito. Alguns bons anos depois, não mais em Paris, um assassino vai deixar todos emitindo o pior dos odores: medo.
 Sim, o livro é MUITO fantasioso, mas a história é simplesmente SENSACIONAL. É lógico que de lógica não tem nada, ainda assim a trajetória de Jean-Baptiste foi mais que incrível, simplesmente estupenda. Um contexto único, original, que me levou a ter pena desse pobre coitado e mais outros diversos sentimentos, mas nunca raiva ou ódio
 Cientificamente falando, é comprovado que os odores têm mais efeito em nós do que nos damos conta afinal. É meio que inconsciente às vezes, o que nos deixa pensar em como o nosso cérebro capta coisas tão estranhas. Um exemplo que - nós mulheres - sabemos muito bem! Dependendo da época do mês estamos praticamente irresistíveis! E não, isso não quer dizer que você é a futura Miss Universo nem a Rainha da Cocada Preta... ! E isso é de comer, de beber, de passar no cabelo? Nada disso! Mesmo que não percebamos exalamos uma coisa que nos deixa irresistíveis! kkkkk É um exemplo bobo, mas convincente. Grenouille consegue sentir em detalhes os cheiros que para nós são "superficiais" e ainda aqueles que nem mesmo percebemos! Pode ser meio impossível, mas é uma história genial!
 O final posso definir com três palavras: Revoltante - no bom sentindo -... Sensual - no mau sentido- ... Macabro - num sentido indefinido -. Eu simplesmente adorei! Achei surpreendentemente incrível, assim como toda a história. O livro fez jus à sua fama, é simplesmente digno de ficar eternamente preso à memória. Não tanto quanto os aromas de Grenouille, mas numa grande fração de nossas mentes pequenas e nossas habilidades olfativas pouco desenvolvidas.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Todos os direitos reservados
Design e Programação por KR Design