O que é ENDOMETRIOSE?

Oie meus amores tudo bem com vocês? Espero que estejam maravilhosamente bem. Bem, como vocês sabem sempre que dar eu trago aqui para o blog assuntos voltado a saúde. E hoje é um desses. Bem, a alguns dias assistindo bem estar quando estava de férias (pena que foram férias curtas),eu vi uma materia especial no programa,já que eles completavam 4 anos no ar,não imaginava que era tanto tempo assim. Neste programa em especial falava sobre a endometriose,lembro que a um bom tempo atras falaram também no fantastico onde uma atriz brasileira (esqueci o nome dela) disse que tinha. Mas na epoca acabei deixando passar,e quando eu vi essa matéria de novo no Bem - Estar fiquei interessada,e assustada ao mesmo tempo. Ai vocês me perguntam mais Miihs por que você se assustou? Bem,me assustei por que com os sintomas que o médico falou e a propria atriz falou eu me identifiquei com todos,e vou contar uma coisa pra vocês eu nunca fui no ginecologista eu sei que já passei da hora pois já to pra fazer 25 anos ne rsrs. Mas eu pretendo ir o mais breve possivel,é que ando com uns problemas e não pude ainda ir e também por que estou atras de uma ginecologista mulher para ser menos constragedor. Vamos saber mais sobre o que é a ENDOMETRIOSE? Infelizmente essa é uma doença que segundo as pesquisas atinge cerca de 80 % das e também uma das maiores causas que fazem com que as mulheres tenham dificuldade de engravidar ou não engravidam de forma alguma.




O QUE REALMENTE É A ENDOMETRIOSE?

Endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.
Essa formação de tecido ectópico normalmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na delicada membrana que reveste a pélvis. Entretanto, esses crescimentos também podem ocorrer em outras partes do corpo.
A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela pode ocorrer em gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa quando a menstruação regular inicia.

FATORES DE RISCO

Uma mulher cuja mãe ou irmã tem endometriose apresenta seis vezes mais probabilidade de desenvolver endometriose do que as mulheres em geral. Outros possíveis fatores de risco:

  • Começar a menstruar muito cedo
  • Nunca ter tido filhos
  • Ciclos menstruais frequentes
  • Menstruações que duram sete dias ou mais
  • Problemas como hímen não perfurado, que bloqueia a passagem do sangue da menstruação
  • Anormalidades no útero.


Sintomas de Endometriose

O primeiro sintoma da endometriose é a dor pélvica, quase sempre associada ao ciclo menstrual. No entanto, mulheres com endometriose costumam dizer que a dor pélvica, durante o período de menstruação, é muito pior do que o normal e vai aumentando conforme o tempo.
Outros sintomas bastante frequentes da doença são:
  • Dismenorreia (dores no período menstrual)
  • Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação de forma cíclica
  • Dores nas relações sexuais com penetração
  • Dores ao urinar e evacuar
  • Sangramento excessivo durante os períodos menstruais
  • Infertilidade
  • Fadiga
  • Diarreia
  • Náuseas.
A intensidade da dor não está relacionada à extensão do problema. Pode acontecer da paciente nem ao menos perceber que tem endometriose, nos casos em que a doença não manifesta sintomas. Além disso, muitas vezes os sinais da endometriose podem ser confundidos com os de outras doenças, por isso é muito importante consultar um médico antes de dar início a qualquer tipo de tratamento.

Buscando ajuda médica

Ao sentir os primeiros sintomas da endometriose, procure um médico. Sentir dores acima do normal durante o período menstrual não é comum.

Na consulta médica

Descreva todos os seus sintomas ao especialista e tire todas as suas dúvidas. Veja exemplos do que você pode perguntar:
  • Que tipo de efeitos colaterais os medicamentos contra endometriose causam?
  • Endometriose causa infertilidade?
  • Em que circunstâncias a cirurgia é a melhor alternativa?.
Prepare-se também para responder às perguntas do médico, como:
  • Seus sintomas estão vinculados ao período menstrual?
  • Onde exatamente as dores estão localizadas?
  • Quão intensas são as dores?.

Diagnóstico de Endometriose

O diagnóstico de endometriose pode ser feito por meio da descrição dos sintomas, mas pode ser que o médico solicite a realização de alguns exames, a exemplo de:
  • Exame pélvico, em que o médico investiga a região pélvica da paciente, procurando por anormalidades, como massas anormais nos órgãos reprodutores ou cicatrizes
  • Ultrassom: a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica. Este exame não permite ao especialista diagnosticar a paciente com endometriose, mas ajuda na identificação de endometriomas, que são cistos associados à endometriose
  • Ressonância magnética: a endometriose pode ser detectada como também a presença de cistos endometrióticos ou a chamada endometriose profunda. É um exame pouco invasivo como o ultrassom, mas com uma pouco mais de sensibilidade do que a ultrassonografia
  • Laparoscopia: este método, apesar de muitas vezes ser utilizado como a última opção diagnóstica, é considerado o padrão ouro para a confirmação da doença. O cirurgião faz uma pequena abertura na região do abdômen e, com a ajuda de um laparoscópico, avalia a cavidade abdominal à procura de pontos de endométrio ectópico ou endometriomas (cistos de endometriose). Uma vez encontrado lesões suspeitas, ele retira uma pequena amostra do tecido e envia para análises laboratoriais. O resultado do exame indicará se a paciente está com endometriose ou não.


Tratamento de Endometriose

As opções de tratamento incluem:
  • Medicamentos para controlar a dor
  • Medicamentos para impedir que a endometriose piore
  • Cirurgia para retirar as áreas afetadas pela endometriose
  • Histerectomia com retirada dos dois ovários.
O tratamento depende dos seguintes fatores:
  • Idade
  • Gravidade dos sintomas
  • Gravidade da doença
  • Se a mulher deseja ter filhos.
Algumas mulheres que não desejam ter filhos e que apresentam um grau leve da doença e dos sintomas podem optar por fazer apenas exames periódicos uma ou duas vezes por ano, para que o médico verifique se a doença não está piorando. Os sintomas podem ser controlados com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou analgésicos receitados para aliviar a cólica e a dor.

Anticoncepcionais

O tratamento pode envolver a interrupção do ciclo menstrual e a criação de um estado similar à gravidez. Isso é chamado de pseudo-gravidez e pode ajudar a impedir que a doença piore. Para isso, são usadas pílulas anticoncepcionais com estrogênio e progesterona.
Você deve tomar o medicamento de forma contínua durante seis a nove meses e parar de usá-lo por uma semana para menstruar. Os efeitos colaterais podem incluir a presença de manchas de sangue, sensibilidade nos seios, náusea e outros efeitos colaterais hormonais.
Este tipo de terapia alivia a maioria dos sintomas da endometriose, mas não evita as cicatrizes (aderências) causadas pela doença. Ela também não reverte as alterações físicas que já ocorreram.

Outros medicamentos

Outro tratamento envolve comprimidos ou injeções de progesterona. Os efeitos colaterais podem ser incômodos e incluir depressão, ganho de peso e manchas de sangue.
Em alguns casos, podem ser receitados medicamentos que impedem a produção de estrogênio pelos ovários. Alguns possíveis efeitos colaterais incluem sintomas de menopausa, como ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor e perda precoce de cálcio dos ossos.
Em razão da perda de densidade óssea, esse tipo de tratamento geralmente é limitado a seis meses. Em alguns casos, ele poderá ser prolongado por até um ano se pequenas doses de estrogênio e progesterona forem receitadas para reduzir os efeitos colaterais de enfraquecimento ósseo.

Cirurgias

Uma vez confirmado o diagnóstico de endometriose, a laparoscopia pode ser utilizada para o tratamento das lesões. Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, mas ao mesmo tempo permitir as mais variadas intervenções, hoje é a escolha mais comum quando da necessidade de intervenção cirúrgica para seu tratamento. Através dessa técnica, pode-se cauterizar os pontos de endometriose, seja com eletrocautério ou com laser, aspirar os cistos endometrióticos e depois retirar o que sobrou dele (a sua "capa"), pode-se ainda fazer a ressecção de porções intestinais quando há lesões envolvendo algum segmento intestinal, e até mesmo a histerectomia (retirada do útero), das trompas, de algum ovário ou englobar todos esses órgãos.
Se a cirurgia preservar os ovários da mulher, como, por exemplo, nos casos em que a mulher ainda pretenda engravidar, há um risco de retorno da doença em 1 a cada 3 mulheres.
A retirada dos órgãos pélvicos femininos fica restrita aos casos que não responderam bem aos tratamentos anteriores e a mulher já tem a prole formada.

Convivendo/ Prognóstico

Em casa, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar os sintomas da endometriose. Confira:
  • Tome banhos quentes e utilize bolsas de água quente. Ambos ajudam a relaxar os músculos da região pélvica, reduzindo a dor no local
  • Alguns analgésicos também podem ser úteis para aliviar as dores causadas pela doença
  • Exercite-se frequentemente. Estudos mostram que a prática de atividades físicas ajuda a amenizar os sintomas.

Expectativas

A terapia hormonal e a laparoscopia pélvica não curam a endometriose. Entretanto, elas podem aliviar os sintomas de modo parcial ou completo em muitas pacientes por vários anos.
A histerectomia total representa a melhor chance de cura da endometriose. Talvez seja necessário fazer terapia de reposição hormonal depois da remoção dos ovários. Em alguns casos, a doença pode voltar, mesmo após a histerectomia, mas é muito raro.
A endometriose pode causar infertilidade, mas não em todas as pacientes, principalmente se a doença for leve. A cirurgia laparoscópica pode ajudar a aumentar a fertilidade. A chance de sucesso depende da gravidade da endometriose. Se a primeira cirurgia não ajudar a engravidar, será pouco provável que repetir a laparoscopia ajude. As pacientes devem considerar outros tratamentos para infertilidade.

Complicações possíveis

Os tipos mais comuns de complicações causadas por endometriose são infertilidade e câncer de ovário.
Aproximadamente de um terço a metade das mulheres com endometriose têm dificuldade para engravidar depois de serem diagnosticadas com a doença. No entanto, mesmo com endometriose, não é impossível para uma mulher engravidar. É preciso tomar ainda mais cuidados e seguir à risca as orientações médicas para que a gravidez seja bem sucedida. Os médicos ainda alertam para que mulheres não posterguem a gestação, pois os problemas gerados pela endometriose tendem a piorar com o tempo.
É muito raro, mas endometriose não tratada ou mal tratada pode causar o surgimento de câncer de ovário.
Outros problemas que podem ser causados por endometriose são:
  • Dor pélvica crônica ou prolongada que interfere na vida social e no trabalho
  • Cistos grandes na pélvis (chamados de endometriomas) que podem sofrer ruptura
  • Implantes da endometriose podem causar obstruções no trato gastrointestinal ou urinário.

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Achei muito interessante esse post, estou tendo muitos sintomas parecidos mas o médicos falam que eu sou muito jovem para ter isso(tenho 19) e eu fico confusa. Quando a M vem eu quase morro de dor e diarréia, parabéns pela postagem! http://blogpapoit.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esther meu bem, faço como eu procure um ginecologista e relate tudo a ele. Isso de você ser muito nova é besteira, pois quando a doença chega não tem idade. Infelizmente tem meninas de 14,15 anos tem essa doença. Então o fato de você ter apenas 19 não faz diferença não. Procure um gine logo

      Excluir
  2. Muito bom você falar sobre esse assunto... Quanto eu tinha 13 anos uma amiga minha que tinha 15 descobriu que tinha essa doença, ela sofria muito com as cólicas e o período menstrual dela durava quase 15 dias... Por causa dessa amiga eu sempre soube desse problema e no decorrer dos anos eu sempre aviso a alguma amiga que tenha os mesmos sintomas que ela ... Muitas mulheres sofrem desse problema e não sabem... Os médicos aconselham as meninas irem a primeira vez ao ginecologista quando tem a primeira menstruação, porém muita gente não vai. Eu não sou médica mas vou deixar a minha opinião, eu acho que depois dos 18 anos todo mundo tem obrigação de ir ao ginecologista, existem uma série de cuidados e exames que as mulheres precisam fazer periodicamente para se estar sempre saudável e alguns problemas de gravidez podem ser evitados ou tratados se descobertos logo cedo, na minha opinião se a menina de 13 ou 14 anos não tiver nenhum problema não precisa ir tão cedo ao ginecologista, mas eles recomendam que sim... No seu caso você tem 25 anos, o médico vai reclamar um pouquinho o fato de vc nunca ter ido mas nunca é tarde não é mesmo ? kkkk Não tenha vergonha, e caso vc tenha vá com vergonha mesmo mas vá, é muito importante... Só o médico saberá se você tem endometriose ou não, mas de qualquer forma mesmo que não seja isso ele te indicará o melhor tratamento para o seu caso .. Parabéns pelo post, ficou bem explicadinho e falar de saúde é sempre muito bom... Vou para de escrever por que acho que já escrevi muito ... kkkkkk Beiijos linda e coragem ... :)
    www.rachelbispo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rachel minha flor também imagino que vou receber uma bronca por ter demorado tanto, eu nunca fui por vergonha,ainda morro de vergonha mas irei mesmo assim. Pois se trata da minha saude,se for alguma coisa é bom que descubro logo e parto para um tratamento.

      Excluir
  3. Super informativo, nem toda cólica é comum, as pessoas precisam ser conscientes disso, e não submeter a mulher a simplesmente "aguentar a dor".
    Precisa de cuidados médicos, e oral atenção.
    Parabéns pelo post.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida
      Realmente precisa-se e muito de atenção redobrada

      Excluir
  4. Essa doença eu conheço bem demais.
    Infelizmente foi minha companheira por muitos anos, e fiz vários tratamentos sem resultados.
    Em 09 de Dezembro de 2013 fiz a cirurgia de histerectomia total abdominal, nos primeiros meses foi muito dolorido e a gente fica muito tempo inchada, depois de 6 meses começa a normalizar.
    Hoje graças a Deus estou muito bem, e me livrei de todas os problemas recorrente da endometriose.
    Por favor Millena vai logo ao médico, não brinca com a tua saúde, quanto antes melhor.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa querida que barra deve ter sido hein?
      Pode deixar que eu irei procurar sim e ja estou até vendo isso pretendo ir o mais rapido possivel

      Excluir
  5. É uma doença muito seria... e toda mulher, menina, adolescente tem que ir ao medico desde cedo porque assim se descobre cedo e o tratamento e mais rápido e eficaz.
    bjokas

    lainemenezes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. é muito sério isto,estou pra ir no ginecologista por conta dos ovários policísticos e já vou fazer este check up bom vc ter me lembrado, bjus e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Que assunto ótimo que vc abordou hein.
    Desde a pré adolescência o acompanhamento de um médico gineco é fundamental pois se for diagnosticada cedo pode ter tratamento.

    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida
      Além de que a saude é o bem precioso que mais temos

      Excluir
  8. Parabéns pelo post, é um assunto muito sério, toda mulher deve fazer um acompanhamento com ginecologia, confesso que sou muito relápsa com isso, mas tenho que corrigir! gostei muito desse post! estou recomendando para algumas amigas ;) super beijão

    www.mihpocket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Mih sempre fui sabe,eu estou até ja pra marcar uma consulta pra mim.

      Excluir
  9. Parabéns Milena pelo tema abordado, a saúde da mulher é super importante e serve de alerta para muitas que possam está com esses sintomas para que possam procurar ajuda especializada o mais rápido.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente pensando nisso Maria que eu decidir fazer o post

      Excluir
  10. Tão informativo esse post, eu sempre faço acompanhamento com ginecologista, antes descobrir algo cedo do que tarde!
    Gostei muito mesmo, parabéns!!!!
    Beeeijos!

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 Todos os direitos reservados
Design e Programação por KR Design