O que é intolerancia a lactose?

Oie meus amores tudo bem com vocês? Espero que vocês estejam maravilhosamente . Eu ando mega estressada ao nivel malevola rsrs. Hoje trarei um assunto muito importante, falarei sobre algo fundamental em nossas vidas, que é a nossa saúde. Hoje falarei sobre a   intolerancia a lactose.




A intolerância à lactose é a doença bem comum, provocada pela incapacidade de digerir lactose, um açúcar encontrado no leite e nos laticínios. A falta da lactase, enzima que digere a lactose, leva ao aparecimento de sintomas gastrointestinais sempre que um produto à base de leite é consumido.
A intolerância à lactose não costuma ser uma doença grave, mas os seus sintomas podem ser bastante incômodos.
SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Os sinais e sintomas da intolerância à lactose geralmente começam entre 30 minutos a 2 horas depois de comer ou beber alimentos que contenham lactose.
Os sintomas mais comuns incluem diarreia, cólicas abdominais, flatulência e abdômen distendido. Nos adolescentes, náuseas e vômitos também são comuns. A fermentação da lactose pelas bactérias produz ácidos, o que torna as fezes mais ácidas e pode causar irritação (assaduras) na região anal.
Como diagnosticar
Existem três tipos de intolerância à lactose.
  • Deficiência congênita da enzima : é um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância à lactose é permanente.
  • Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: bastante comum no primeiro ano de vida. Nesse caso, a criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária até que essas células sejam repostas. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, pois depende da resposta do organismo de cada pessoa.
  • Deficiência primária ou ontogenética: a mais comum na população. Com o decorrer da vida, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase a que qualquer adulto, sem idade exata, está sujeito.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Tenho uma amiga que tem essa tolerância. Legal o post sobre o assunto.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post, eu mesma sabia o que era, só não conseguia explicar. graças a Deus hj em dia já tem alimentos sem lactose, assim tanto adultos qto crianças podem ter uma alimentação adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida, é a intolerancia tem cada vez mais atingido muitas pessoas

      Excluir
  3. Eu tenho intolerância e é assim mesmo que acontece... Evito comer para não passar apuros rs
    Beijos
    Carolina Leal
    lealcarolina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post. É um problema quem tem essa intolerância, a sorte que atualmente existe inúmeros produtos que são zero lactose. Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida, mas por outro lado geralmente esses produtos são mais caros e não é todo mundo que tem condiçoes ne

      Excluir
  5. Adorei o post, e eu tenho intolerância a gordura do sorvete, aqueles de maquina (mc donalds, bob's) e sofro com isso.

    Beijos
    http://www.blogluanamidorie.com/

    ResponderExcluir
  6. Esclarecedor. Deve ser bem chato ter restrições.
    Bjão Miih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um pouco Jeu, tipo alguns tipos de queijo não posso comer que passo mal

      Excluir
  7. Parabéns pelo post Mih! Minha mãe tem intolerância a lactose é tenso encontrar produtos que não contenham a substância!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 Todos os direitos reservados
Design e Programação por KR Design