Dia Mundial do Surdo

Oie meus amores tudo bem? Espero que maravilhosamente bem...
Como vocês sabem eu faço Licenciatura em Matemática, na faculdade aqui da minha cidade. E este semestre eu peguei a disciplina de Libras. Na verdade peguei semestre passado também porém a professora nos abandonou no meio do semestre. Mais não vem ao caso. E neste semestre peguei novamente com uma professora MARAVIIIIILHOSA,super gente boa. Que tal conhecer minha turma vamos? Eis minha turma:



Eu & Tabta (no dia da minha apresentação,pense numa pessoa nervosa)
Eu,Beca (Márcia Rebeca,nossa amada professora) e Tabta ( ela nem gosta de foto né? rs)
Alex,Beca,eu e dona Tabta de novo #Haha
Marivaldo,Tabta,Alex,Vanessa (na frente de Akex,eu,Beca,Regi(Regiane) e Paty (Patricia).
Marivaldo,Tabta,Alex,eu,Marcos Paulo,Van(Vanessa),Regi e Paty
Nesta foto eu e minha turma Marivaldo, Tabta, Alex estão fazendo em Libras o simbolo de curso, eu estou fazendo o simbolo de Licenciatura. Já a minha querida ,Beca e Marcos estão fazendo o simbolo de Matemática e por fim, a Van,Regi e Paty estavam fazendo o simbolo de IFBA que é onde estudamos. 
Nesta estamos fazendo a letra de nosso  nome. T ( Tabta ), M ( Millena), P (Patricia), R (como eu já fiz o M ela preferiu fazer o R de Rebeca), A (Alex).
E claro não podia faltar né,nós fazendo a palavra LIBRAS ( L - Tabta, I - Eu, B - Patty, R - Beca e A e S - Alex)
Como eu tinha dito a vocês,hoje é o Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no último domingo do mês de Setembro de cada ano, com objectivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo. É importante deixar bem claro que nem todos surdos são mudos. Há ainda aqueles surdos que fazem leitura labial,mas o português é meio complicado para eles,pois para eles não possui conjunções. E foi pensando no dia Mundial do Surdo que é comemorado hoje que eu e minha turma fizemos alguns cartazes com o alfabeto que distribuímos na Faculdade. Este foi o cartaz,não somos lindos? rsrs Amo esse povo que vocês não tem noção.

Como vocês sabem eu estudo no IFBA que é o Instituto Federal da Bahia, bem a noite que é o turno em que estudo, não possui nenhum surdo. Porém pela tarde tem uma turma que possui um surdo o nome dele é Djan,ele estuda como um aluno qualquer,porém como mencionei acima que pra os surdos não possui conjunções,na turma dele tem um interprete que fala com ele em Libras tudo o que os professores falam e explicam na sala de aula. A minha amada professora Beca,ela é a professora de português dele. Como sabemos que o Djan se senti meio para não dizer completamente só,pois ele só conversa com Beca nossa professora querida e com o seu interprete que esqueci o nome dele. Pra ele tenho certeza que deve ser difícil,e não é atoa que ele se senti sozinho,pois é o único surdo do IFBA. Por isso foi pensando nele que fizemos um marca texto com o alfabeto para distribuir na sala dele. Infelizmente quando Eu, Patty e Tabta, fomos na sala dele no período da tarde. Ele não tinha ido,foi uma pena pois queria conhecer ele. Mas para não deixar em branco já que alguns dos meus colegas iriam viajar hoje de madruga(queria tanto ir,mas não pude),fizemos o seguinte conversamos com a professora e os colegas dele que estavam no momento,eles queriam preparar algo para Djan,então além dos marca texto que distribuímos, que agora ajudara eles a se comunicar com o DJan. Ah uma coisa que já ia me esquecendo,cada surdo te dar um sinal é tipo para se identificar no lugar de falar seu nome sabe. Continuando já que infelizmente o Djan não foi, não sabemos o porquê. Fizemos o seguinte ensinamos alguns gestos para os alunos. Foi muito divertido eles adoraram. Este foi nosso marca texto.
                                  
Setembro é o mês azul,pois é o Dia Mundial do Surdo,para aqueles que querem aprender e tem celular android ou tablet com android é só procurar que tem um aplicativo que te ensina direito como fazer cada palavra e gestos,com o seu avatar pode ser menino ou menina você que escolhe. É uma forma muito legal e divertida de se aprender. Eu sempre tive curiosidade em aprender libras e amei e estou amando,tenho alguns amigos surdos,antes não sabia como me comunicar agora já sei. Bem em todas as aulas fazemos apresentações como seminários,musicas e até teatro,porém que tudo em libras, infelizmente não poderei mostrar a vocês,pois meus colegas não me autorizaram. Mais é isso ai espero que tenha gostado do meu post. E você seja ouvinte ou surdo,um excelente setembro azul pra te,para quem não sabe setembro azul é por que se é comemorado o dia do surdo. E lembre - se jamais despreze alguém por causa de suas limitações,pois lembre apesar da limitação que aquela pessoa possui,ela é igual a você tem sentimentos e uma simples palavra machuca e doí muito dependendo de como ela é dita.

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Muito legal Millena
    .Principalmente pelo fato de vocês não terem a Deficiência e só aprenderem para ajudar um amigo.
    Subiu no meu conceito.
    Eu sou louca para aprender,e vou procurar um desses aplicativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, eu aprendi algumas coisas na época da facul tb porque tinha um casal na minha sala, inclusive um deles estava no grupo do meu tcc e foi um sucesso. Adorei o post.
    bjokas

    lainemenezes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, não sabia que era dia do surdo, na faculdade que eu frequentei tinha o curso gratuito, infelizmente na época perdi o prazo da inscrição.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ajudar é uma dádiva
    Eu também quero saber falar com eles
    Acho bem legal, hoje em dia é quase normal no nosso meio
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estudei um pouco sobre as letras no colegio quando tinha 10 anos, pois la tinha uma sala apenas com deficientes auditivos e tinhamos que interagir com ele, por isso fazia parte da rotina de atividades. Mas hj é algo fundamental, pois sempre vejo em caixas de loja e afins e para entender eles temos que aprender como lidar e assim interagirmos numa boa!!
    Bjos

    www.vaidosaorboleta.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! Acho super importante as pessoas se concientizarem e ajudare. Campanhas como esta ajudam muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal, você sabe Libras.
    Acho uma coisa muito útil e que deveria ser matéria obrigatória nas escolas pois assim pregaria a inclusão e ajudaria os portadores de deficiência auditiva.
    beijos e parabéns pela iniciativa de divulgar essa cauda tão importante.
    http://www.conversasdealcova.com
    #ClickFB

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo se comunicar por libras.
    Que projeto legal, amore. Amei as fotos.
    Deve ter sido um dia lindo.
    Parabéns, você é uma menina de ouro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida *-------*
      é um projeto maravilhoso realmente *-*

      Excluir
  9. você merece todo sucesso do mundo!
    dedicação te define.
    eu sei um pouco de libras, mas me enrolo toda.
    Parabéns a todos ♥


    beijos, liv

    www.vidadeglamgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eles merecem todo apoio mesmo
    Bjus
    ClickFB - http://segredosdaluma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. parabéns por essa iniciativa
    que pena que ele não foi
    amei as iniciais dos nomes

    Linda Noite
    beijokas da Nanda
    #Click FB
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mega feliz que tenha gostado.
      FOi uma pena mesmo,mas ainda iremos possuir oportunidades de ve-lo :D

      Excluir
  12. Que ideia legal ! Amei o cartaz , eu já conheço alguns dos gestos e acho muito importante todos conhecerem também , nunca se sabe quando alguém com essas necessidades especiais vai precisar de ajuda ou interagir com a a gente . Eu mesma não conheço nenhum mas mesmo assim me preocupo com isso :)

    Abraços flor
    Carol | #ClickFB
    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/09/as-melhores-adaptacoes-de-livros-que-eu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc,acho que é algo muito importante. Pois nunca se sabe quando iremos precisar realmente. E acho que deveria ser algo que deveria ter nas escolas desde pequeno.

      Excluir
  13. Menina, tenho muita vontade de aprender Libras!!!
    Adorei sua turma!!! A Tabta gosta mesmo de uma foto heim??? Kkkkkk
    Bjks

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 Todos os direitos reservados
Design e Programação por KR Design